domingo, 30 de janeiro de 2011

Irecê aborda novas tecnologias para Segurança Pública da cidade


Monitoramento inteligente será um dos temas do Seminário “Segurança em Foco” que será realizado nesta sexta-feira, 21
A segurança dos cidadãos é o assunto que ganhou maior relevância na agenda da administração pública e tornou-se o centro das ações prioritárias do Governo, seja na esfera municipal, estadual ou federal. 
O crescimento da violência e da criminalidade e a inserção de novas tecnologias de prevenção e combate ao crime deixaram de ser uma pauta exclusiva dos grandes centros urbanos. A necessidade de soluções que reforcem a sensação de segurança do cidadão tem mobilizado a atenção da sociedade em todas as regiões do país.

Essa realidade cobra dos gestores públicos de cada Município uma atitude séria e sintonizada com as modernas tecnologias disponíveis no combate à violência. E foi com essa preocupação que o Consórcio Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, em conjunto com a União dos Prefeitos do Platô de Irecê - UNIPPI, organizou o SEMINÁRIO SEGURANÇA EM FOCO.  O evento acontecerá no próximo dia 21 de janeiro, no AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, localizado à Rua da Câmara de Vereadores de Irecê, e abordará os temas mais atuais da segurança pública com alguns dos especialistas mais conceituados do setor.

Um dos destaques do evento será a palestra sobre MONITORAMENTO INTELIGENTE INTEGRADO COM RUAS, ESCOLAS E POSTOS DE SAÚDE, um novo conceito que vem ganhando importância no planejamento preventivo da Segurança Pública.
Segundo Jorge Fragoso - Diretor Comercial G4S - Plantech.Instalarme, o videomonitoramento inteligente de áreas públicas traz ao Município dois grandes benefícios. “Um deles é a percepção de segurança por parte da população. Câmeras e sistemas de inteligência monitoram regiões onde a atividade comercial e bancária gera intensa movimentação de pessoas e veículos - despertando também a atenção dos criminosos – e tem o poder de inibir os delitos. Pelo simples fato de estarem lá, as pessoas sabem que tudo está sendo monitorado e registrado, 24 horas por dia, 365 dias por ano”, afirma o especialista.

Outro grande benefício é a maior eficácia no uso dos recursos policiais, pois com o auxílio dos sistemas inteligentes é possível identificar, pesquisar e até mesmo prevenir um delito. Notando uma ocorrência em andamento – flagrante – o sistema informa imediatamente e permite deslocar o efetivo policial adequado em tempo reduzido.  “Nas localidades onde os sistemas inteligentes de videomonitoramento foram implementados, houve uma queda sensível nas ocorrências policiais”, complementa Ferraz. Foto ilustrativa.

Fonte: www.opovoquersaber.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário